,

Assuntos Regulatórios

A área de Assuntos Regulatórios da Abit atua na defesa de interesses do setor têxtil e de confecção brasileiro relacionados a temática de normas e regulamentos técnicos junto à órgãos governamentais, entidades e instituições como Inmetro e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, o departamento atende a demandas específicas de empresas associadas à entidade e presta serviços de consultoria para as empresas do setor.

Entre as principais áreas e temas de atuação estão:

- Etiquetagem:

A Abit auxilia consultoria técnica para seus associados para o esclarecimento de dúvidas referentes à etiquetagem e também oferece curso para empresas associadas e não associadas sobre como elaborar etiquetas para produtos têxteis e confeccionados. Confira os detalhes.

Para se comercializar um produto têxtil no Brasil é necessário seguir o Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis, atualizado em 2019 e vigente por meio da Portaria INMETRO Nº 118, de 11 de março de 2021Saiba mais.

 - Normas e regulamentos:

A Abit participa ativamente do processo de construção e revisão de normas técnicas voluntárias desenvolvidas no âmbito da ABNT. A normalização no campo da indústria têxtil e de confecção se dá por meio das atividades do CB-017 Têxteis e do Vestuário relacionadas a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.